CURIOSIDADES INCRÍVEIS MUNDO ANIMAL-Bill Andersen

SP: 11-96424.9997Bill AndersenEspecialista em Pragas UrbanasTreinamentos e Assessoria em Controle de Pragas

 

★CURIOSIDADES INCRÍVEIS DO MUNDO ANIMAL★Bill Andersen (especialista em Pragas Urbanas)★

 CURIOSIDADES INCRÍVEIS DO MUNDO ANIMAL

(by: Bill Andersen - especialista)

 

A

 

ABELHA 1: A  fabricação do mel começa c/ a coleta do néctar, que é armazenado em uma bolsa no corpo da abelha e levado p/ a colméia. Uma enzima transforma o néctar  em  glicose. 

ABELHA 2: Uma abelha produz 5 gramas de mel por ano. Para produzirem um quilo de mel, as abelhas precisam visitar 5 milhões de flores. A abelha pode levantar um peso 300 vezes o seu tamanho. 

ABELHAS 3 : As abelhas tem cinco olhos. São três pequenos no topo da cabeça e dois menores na frente. 

ABELHA 4 (RAINHA):  A  construção da colméia obedece o comando da  rainha, ela constrói o 1º favo,  as frestas são vedadas com própolis. Ela põe 3000 ovos num único dia. 

ÁCARO: O ácaro, monstrengo microscópico, vive em colchões, travesseiros, cobertores, carpetes. Um único grama de poeira no canto  da casa pode esconder um grande exército de cerca de 20.000 minúsculas feras. 

ÁGUIA MAIOR 1: A Harpia (Harpia harpyja), É a maior águia do mundo. A harpia amazônica tem 97 centímetros de altura. 

ÁGUIA MAIOR 2: A Harpia (Harpia harpyja), tem 11 cms. a mais que a águia careca americana e é bem maior que as espécies encontradas na África e na Europa. 

ALBATROZ : A Diomédia exultans que vive nos oceanos meridionais é  a maior ave voadora do mundo, suas asas chegam a medir mais de 3 metros de envergadura. 

ANDORINHA: Num único dia, uma andorinha come até 2.000 moscas. 

ANFÍBIOS: Existem mais de 3.000 espécies de anfíbios. 

ANIMAIZINHOS ASSASSINOS: Em 1.995 foi constatado pela OMS, uma grande chacina, através de doenças infecciosas, sendo que destas entre as mortes neste ano destacam-se: 3,5 MILHÕES por Tuberculose, 3,1 MILHÕES por Diarréia, 2,5 MILHÕES por Malária, 1,1 MILHÕES por Hepatite B, 1,0 por Aids 1,0 por Sarampo, 500 MIL por Tétano Neonatal e 355 MIL por Tosse Comprida. 

ANTÍLOPE MAIOR: O Maior dos Antílopes - Eland (Taurotragus derbianus gigas), tem 1,65 m. de altura e 900 quilos. As fêmeas também têm chifres.

ANTÍLOPE MENOR: O Menor dos antílopes é o Dik dik (Madoqua kirki). Os dik-diks são os menores antílopes que existem. Conhecidos também como antílopes-pigmeus, eles têm em média 35 cm de altura ou, conforme a espécie, ainda menos.

ARANHA: Sua teia é construída com uma espécie de proteína e quanto mais velhas elas ficam mais perfeitas são as teias que elas constroem com auxílio das fiandeiras.

ARANHA DE 13 CENTÍMETROS: Existe uma aranha caranguejeira de aproximadamente 13 cm de comprimento. Existem mais de 50 mil espécies diferentes de aranhas. Elas não são insetos como todo mundo pensa. Os insetos possuem 6 pernas e as aranhas tem 8 pernas.

ARANHA MACHO: O órgão sexual da aranha macho está localizado no final de uma de suas patinhas.

ARANHA ESPERTÍSSIMA: A Aranha (Portia fimbriata), comum nas florestas tropicais, desenvolveu uma tática para devorar suas presas (em geral outras espécies de aranhas, de até duas vezes o seu próprio tamanho). Segundo pesquisador da universidade de Binghmton USA Stimson Wilcox  ela espera que o vento sacuda a teia da presa para disfarçar seus passos e chegar ao petisco, se não der certo, ela dá um forte puxão com as patas traseiras, aí a proprietária da teia avança pronta para devorar a supostamente capturada, mas acaba sendo devorada. (Fonte: Revista Super Interessante 09/1996)

ATUM: Um atum pode nadar até 170 km num único dia.

AVES: Existem mais de 8.500 espécies diferentes de aves e que destas 5 mil são passeriformes.

AVES MAIORES: Uma das maiores aves da América do Sul e o Símbolo do Pantanal é o  Jaburu (Jabiru mycteria). Além do seu tamanho (1,10 m), chama a atenção pelo seu enorme ninho feito de galhos  de  arbustos  secos, construído em árvores como o "manduvi" (Sterculia striata), a "piúva" (Tabebuia impetigosa) ou em troncos de árvores  mortas. A maior ave voadora é o albatroz (Diomedia exulans) que vive nos oceanos meridionais e mede 3 m de envergadura.

AVESTRUZ (ESTÔMAGO DE AVESTRUZ): Aquele que come qualquer coisa. O estômago do avestruz é dotado de poderoso suco gástrico que é capaz de dissolver até metais.

AVESTRUZ É A MAIOR AVE DO MUNDO: É o avestruz (Struthio camelus), chega a medir 2,10 m de altura vive nas savanas africanas, é um ótimo corredor, mas perdeu sua capacidade de voar.

 

B

BARATAS TEM BIRUTA NO TRAZEIRO:  Elas  têm  uma  biruta  no  traseiro que detecta ameaças. Esse mecanismo, recém-desvendado, é mais uma arma no arsenal desses bichos quase indestrutíveis. (Fonte: Revista Super Interessante).

BARATAS GERANDO 10.000 INDIVÍDUOS EM 1 ANO: Um casal de baratas  Blatella germanica pode produzir esta quantidade, considerando-se a primeira e segunda gerações.

BARULHENTO (ANIMAL MAIS BARULHENTO): É o Bugio.  Ele é o animal mais barulhento e que grita mais forte que existe em terra. Seu grito pode ser ouvido por mais de 16 km nas florestas da América Central e América do Sul.

BEIJA FLOR: Bate suas asas, cerca de 80 vezes por segundo.

BESOURO DISFARÇADO: Por causa de sua coloração, o besouro da família Chrysomelidae seria rapidamente detectado na maioria dos ambientes de uma floresta. Mas no arbusto em que vive, junto às flores da mesma cor, sua principal defesa é não ser percebido.   

BESOURO MAIOR DO MUNDO: É o Titanus gigantus.  Ele se alimenta de material orgânico em decomposição na floresta. Com 20 centímetros de comprimento, é maior do que a mão de um homem adulto.

BICHO-DA-SÊDA: O bicho-da-seda possui um olfato tão aguçado que pode sentir a presença da fêmea a 11 km de distância.

BICHO-PAU: Ele se parece com um graveto, o que lhe permite ficar escondido entre galhos de árvores atrás de alimento.

BICHOS DE PÉ (SÓ COPULAM NO SOLO...): Quando existe um animal hospedeiro. Existem registros de autoamputação (em Humanos) de dedos dos pés.

BOI: A gelatina é uma proteína animal chamada colágeno, tirada quase sempre do couro do boi.

BORBOLETAS: São importantes para a polinização das flores. Adaptam-se muito bem a vida na cidade e podem até agüentar bem altos índices de poluição, servindo até como indicadores de alguns produtos tóxicos.

 

C

 

CAMALEÃO: Ele muda de cor com o auxilio de pigmentos presentes nas células de sua pele, isto é o que chamamos de mimetismo.

CAMARÃO DE ÁGUA DOCE MAIOR DO MUNDO: Vive na Amazônia. Também encontrado em alguns rios do Nordeste, chega a medir 48 centímetros da cauda à ponta das garras.

CAMÊLO: Um camelo robusto percorre de 30 a 40 Km por dia, conduzindo uma carga de 250 Kg. No verão pode passar de 2 a 3 dias sem água e 1 ou 2 dias sem alimento.  Pode beber 100 lts.  de  água de uma só vez.

CANGURÚS (FILHOTES): Seus filhotes ficam alojados em uma bolsa ou marsúpio, para completarem seu desenvolvimento.

CANGURÚS (SALTOS): Cada  salto  em  distância de algumas espécies de cangurus corresponde a dez metros. Já os sapos pulam cinco metros e meio. Em termos de altura, o canguru alcança 2,7 metros, menos que o puma (3,1 metros) e mais que o coiote (1,2).

CARACÓIS SÃO HERMAFRODITAS: Os caracóis são hermafroditas, isto é, possuem os dois sexos no mesmo indivíduo. Algumas espécies podem agir como machos em uma estação e como fêmeas em outra.

CARACOL: O  caracol faz  um  único  acasalamento  durante  sua vida inteira. Também quando ele acontece... dura 12 horas! Eles não gostam de copularem com caracóis de outras regiões.

CARAMUJO GIGANTE: O Caramujo Gigante Africano (Achatina fulica), quando adultos chegam a medir entre 15/20 cm de altura, 10/12 cm  de  comprimento  e  pesar  cerca de 200 gr. É apreciado em muitos países. Apesar de grande, é capaz de subir em árvores e escalar edificações.

CARNEIRO: Um carneiro fornece cinco quilos de lã e cem litros de leite por ano.

CARRAPATOS DUROS: As fêmeas dos carrapatos "duros" copulam e ovipõem apenas uma vez.

CENTOPÉIAS 1:  O  número  de  segmentos  do  corpo  dos  animais conhecidos como centopéias, lacrais ou escolopenderas,  varia de acordo com a espécie (15 a 181 ).

CENTOPÉIAS 2:  Informou o jornal  New York Times, que  foi  encontrada  nova  espécie de Centopéia no Central Park em N.Y.  O  artrópode recebeu o nome de Nannarrup Hoffmani,   em  homenagem  a  Richard Hoffman  o exemplar em questão não é apenas uma nova espécie, como também um novo gênero. Hoffmani, por sua vez, enviou alguns exemplares que não pôde identificar a cientistas italianos e eles determinaram que é de uma categoria superior de animais similares que pode incluir cem ou mais espécies. A nova centopéia se assemelha a algumas espécies asiáticas.

CÉREBRO MENOR: Animal com o menor cérebro é a preguiça, espécie típica da Amazônia, tem o cérebro do tamanho de uma azeitona. Proporcionalmente ao tamanho do corpo, é um dos animais com o menor cérebro em todo o mundo. Explicação dos zoólogos: como se alimenta só de folhas, ela não precisaria de mais que isso para encontrar comida. A preguiça movimenta-se de noite e dorme de dia (mais de dezoito horas, sempre).  Tem um pescoço que pode virar até 180 graus. Assim, não precisa mexer o corpo para olhar o que está acontecendo ao seu redor.

CERVÍDEO MAIOR: O alce é o maior membro da família dos cervídeos, chegando a atingir 2m de altura e 800kg de peso. Só os machos têm chifres.

CERVO MAIOR: O Maior cervo da América do Sul é o Cervo-do-Pantanal (Blastocerus dichotomus) ALT.: Até o dorso =1,1 à 1,2 m  - COMPR.:  entre 1,8 e 1,9 m.

CISNE (CANTO DO CISNE): São as últimas realizações de alguém. Antigamente, dizia-se que o cisne emitia um lindo canto quando estava prestes a morrer.

COBRA JIBÓIA: Por ser constritora ela esmaga suas presas sendo capaz de engolir até um boi.

COBRA MAIOR EM COMPRIMENTO: A mais longa de todas as cobras é provavelmente a python que mora nas selvas do sudeste da Ásia. Pode crescer até 10 metros - equivale ao comprimento de 6 humanos adultos. Este gigante poderoso não é só conhecido pelo seu tamanho, mas também pela beleza da sua pele. Oficialmente, a Píton-real (Python reticulatus), que habita o sudeste asiático e mede mais de 10 mt. de comprimento, é considerada a maior serpente do mundo.

COBRA NAJA: Os encantadores de serpentes colocam em suas flautas urina de rato para atraí-las ao tocar sua música.

COBRA VENENOSA, A MAIOR  DO BRASIL: A Maior cobra venenosa do Brasil é a surucucu. É uma das maiores serpentes venenosas do mundo. Pertence à família dos Critalídeos, mas sua cauda não tem guizos, como a da cascavel. Comprimento 3,5 m.

COICE MAIS VIOLENTO: Que se tem notícia é o da Girafa.

CORAL: Ao longo da sua vida excretam um esqueleto de calcário e quando o indivíduo morre esta estrutura permanece no local e sobre ele crescem novos corais, formando os famosos recifes.

CORUJA: Animais fiéis, como acontece com muitas aves, os casais ficam juntos até o fim da vida.

CROCODILO (LÁGRIMAS DE CROCODILO): Uma  expressão  bastante  usada para  se  referir  a  choro fingido. O crocodilo, quando ingere um alimento, faz forte pressão contra o céu da boca, comprimindo as glândulas lacrimais. Assim, ele "chora" enquanto devora uma vítima.

CUPIM: Um macho e uma fêmea são suficientes para iniciarem seu próprio cupinzeiro. Em geral na primavera milhares de reprodutores alados abandonam a colônia.

CUPIM (INFECÇÃO HUMANA CAUSADA POR CUPIM): Um artigo publicado no "Journal of the American Medical Association" relatou, em 1963, o caso. O trato intestinal do paciente estava infestado por cupins.

CUPIM VIVE 30 ANOS: Cupim Rei e a Rainha podem viver até 30 anos. O ninho pode se auto-perpetuar.

CUPINS PROVOCAM EFEITO ESTUFA: Os cupins produzem enormes quantidades de gás metano (como sub-produto de sua digestão), conhecido por se acumular nas camadas  superiores  da  atmosfera e colaborar para a formação do efeito estufa. De fato, os cupins estão sendo considerados por teóricos estudioso do aquecimento global, como um dos grandes responsáveis pelas mudanças climáticas atribuídas ao efeito estufa.

 

D

 

 

 

DRAGÃO DE COMODO: Nome Científico: Varanus  komodoenses,   Nome  em  Inglês:  Komodo  Dragon,   FILO:  Chordata,   CLASSE:  Reptilia,   ORDEM:  Squamata  SUBORDEM:  Sauria,    FAMÍLIA:  Varanidae Comprimento:   até  3,5 m,   Peso:  até 110 kg,   Cor:  cinzenta   e   marrom,  Tempo de vida: 50 anos, Cinco garras em cada pata. Como alguns outros membros da família dos lagartos gigantes, o dragão de Komodo existe há centenas de séculos. Já vivia na terra muito antes do aparecimento  do  homem. Encontrado na ilha de Komodo, na Indonésia, e em algumas ilhas  circunvizinhas, ele é o maior  de  todos  os  lagartos atuais. Guloso e carnívoro, come veados, macacos, cabras e porcos selvagens. Também gosta muito de carniça e é capaz de dar conta de uma carcaça inteira de búfalo. Mas o dragão-de-komodo também come animais vivos. Derruba a vítima com sua forte cauda e corta-a em pedaços com os dentes. Costuma comer primeiro a língua e as entranhas, suas partes preferidas. No fim da estação das chuvas,  a  fêmea  põe  cerca  de 25 ovos na areia. Os ovos se abrem depois de 6 a 8 semanas. Ao nascer, os dragõezinhos têm de 20 a 25 cm de comprimento. Existem outras espécies de lagartos gigantes, como o lagarto do deserto, que  é   um   animal   terrestre,   e   o   lagarto   do   Nilo,   que   é  um anfíbio.

 

Vivem na África, sul da Ásia, Indonésia e Austrália. Variam muito de tamanho. O menor deles apresenta apenas 20 cm de comprimento.

 

 

 

DROMEDÁRIO: O Dromedário em caso de necessidade, pode trotar 16 hs.  a  fio,  percorrendo assim, até 140 Km por dia. Sedento pode tomar até 140 lt. de água em 10 minutos.

 

 

 

DROMEDÁRIO E CAMELO: Dromedário e camelo não são iguais. Apesar de os dois terem duas corcovas, no dromedário uma delas é tão pequena que quase não aparece. Por isso, para ficar mais fácil a diferenciação, diz-se que o dromedário tem uma corcova e o camelo, duas. O dromedário é mais dócil e fácil de montar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E

 

 

 

ELEFANTE: É o maior dos animais terrestres com 3,5 metros de altura e peso de  até 6400 quilogramas.

 

 

 

ELEFANTES ("MEMÓRIA DE ELEFANTE"): O elefante lembra de  tudo o que aprende, motivo porque é uma das principais atrações do circo. Por isso, dizem que as pessoas que lembram de tudo (até mesmo as magrinhas) tem a memória do bichão.

 

 

 

ELEFANTES (SUPER AUDIÇÃO): Os elefantes  possuem  uma  audição aguçada e podem facilmente detectar os passos de um camundongo. Suas presas pesam mais de cem quilos. Um elefante come 125 quilos de plantas, capim e folhagens, e bebe duzentos litros de água por dia. Sua tromba suga dez litros de água de uma só vez.

 

 

 

ESCORPIÃO INTRIGANTE: O intrigante Tityus serrulatus (escorpião amarelo) nunca teve um macho capturado e examinado pelos cientistas; todos exemplares que  eram estudados mostravam-se ser fêmeas (tinham ovariúteros). Isto porque esta espécie é partenogenética, isto é, as fêmeas se reproduzem sem a necessidade de machos.

 

 

 

ESCORPIÃO MAIOR DO MUNDO: (conhecido) É o Pandinus africano que pode medir 18 cm de comprimento.

 

 

 

ESCORPIÃO MENOR DO MUNDO: (conhecido) É o Microbuthus pusillus, que mede cerca de 13 mm de comprimento.

 

 

 

ESQUISITO (ANIMAL MAIS ESQUISITO): É o Orictéropo. Este é um dos mais esquisitos do mundo. Ele tem focinho de porco, orelhas de mula e cava tocas embaixo da terra como uma topeira! Por isso, é também chamado porco-da-terra pelos sul-africanos.

 

 

 

ESTRELA DO MAR: Com seu grande poder de regeneração é capaz de reconstruir seus braços e voltar a sua forma normal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

F

 

 

 

FORMIGA: Uma formiga pode levantar qualquer coisa que tenha cinqüenta vezes o seu peso. Uma abelha carrega um peso equivalente a trezentas vezes o seu.

 

 

 

FORMIGAS ESCRAVISADORAS: Certas formigas atacam o ninho de outras espécies e capturam seus ovos e larvas, criando-as como escravas.

 

 

 

FORMIGAS ESPERTAS: As  formigas  cortadeiras  são  assim chamadas por cortarem folhas e outras partes de diferentes vegetais a fim de garantirem a sua sobrevivência. O material cortado é introduzido em um ninho e fornecerá um substrato para o desenvolvimento de um fungo que servirá de alimento para a formiga. 

 

 

 

FORMIGAS TEM 5 NARIZES: As formigas são equipadas com cinco narizes diferentes, cada um com uma função específica. A minhoca e a lesma, possuem quatro.

 

 

 

FORTE (ANIMAL MAIS FORTE):  O  mais  forte  de  todos  os animais é o besouro rinoceronte. Ele vive na América do Sul e é o mais forte de todos os animais. Este inseto surpreendente pode erguer 850 vezes seu próprio peso. Se você fosse tão forte quanto este besouro, você poderia erguer três elefantes - um peso equivalente a 12 toneladas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

G

 

 

 

GALINHAS (DORMIR COM AS GALINHAS): Nada de levar o travesseiro e o colchão para o galinheiro. A expressão significa apenas deitar-se cedo, logo ao anoitecer, como fazem as galinhas.

 

 

 

 

 

GALO (Por que ele canta ao amanhecer?): O galo  é um  verdadeiro despertador. Ao nascer do dia, ele canta bem alto para avisar ao galinheiro que continua vivo e no comando. O cocoricó tem a função de desafiar qualquer rival. É o jeito que ele encontrou para controlar seu território. Geralmente, o galinheiro tem um único galo, pois só um sobreviveria à disputa pela liderança.

 

 

 

GARÇAS NÃO BEBEM ÁGUA (A MAIORIA DELAS): Elas retiram este precioso líquido dos animais que comem.

 

 

 

GIRAFA ( ANIMAL MAIS ALTO): O animal mais alto é a Girafa (G. Camelopardilis )- ALTURA: média de 5 m – COMPRIM. DO PESCOÇO: até 3 m - PESO: macho,  1, ½ t..  (O coice mais violento de que se tem notícia é o da girafa).

 

 

 

GOLFINHOS: São muito utilizados no tratamento de crianças portadoras de síndromes, graças ao seu comportamento dócil.

 

 

 

GRANDE ENVERGADURA: A águia-americana atinge 2,25m de envergadura: comprimento das asas abertas. Ela é  o símbolo nacional dos EUA.

 

 

 

GRILOS: Para fazerem seu cricri característico, os grilos esfregam uma das asas dianteiras na borda da outra.  As fêmeas são mudas.

 

 

 

 

 

 

 

H

 

 

 

HIENAS (Porque as hienas vivem rindo?): As hienas não riem. À noite, elas costumam soltar seu uivo esquisito, que parece uma gargalhada.

 

 

 

HOMEM MAIS VELHO DO MUNDO: O que viveu mais tempo morreu aos 111 anos, enquanto a mulher com 129. Já o homem mais alto media 2,72 metros de altura.

 

 

 

HOMEM MAIOR DO MUNDO: O  homem mais alto  do mundo  media 2,72 metros de altura.

 

 

 

 

 

 

 

I

 

 

 

INSETOS: Existe aproximadamente mais de 1 milhão de insetos.

 

 

 

INSETOS E LUZ ELÉTRICA: A luz elétrica os atrai, pois os insetos noturnos se orientam pelo luar e quando saem para buscar alimento sabem que devem voar em certa direção em relação a Lua, como ela está muito longe, eles transferem este referencial para as lâmpadas.

 

 

 

INSETOS MAIS COMPRIDOS DO MUNDO: Algumas espécies de bicho-pau podem medir mais de 30 cm e vivem nas florestas da América do Sul.

 

 

 

INSETOS TEM DUPLA ORIGEM: Segundo  estudos feitos de DNA, ancestrais do grupo teriam colonizado terra firme em eventos separados. Uma estranha repetição evolutiva pode estar por trás da origem dos animais mais numerosos e diversificados da Terra, os insetos. A análise genética de dezenas de espécies do grupo sugere que esses bichos colonizaram a terra firme duas vezes, com um intervalo de muitos milhões de anos entre cada migração.  Os dados vieram do DNA mitocondrial, que só é encontrado nas mitocôndrias, microusinas de energia  das células  que contêm seu próprio material genético, isolado do núcleo celular. Por terem um genoma, mutações são fáceis de rastrear, as mitocôndrias são muito usadas para estudar a história evolutiva. Fundamentais para o sucesso dessa análise foram os colêmbolos, criaturas cujo esquema corporal (cabeça, tórax com seis patas e abdome) é igual ao dos insetos, e que por muito tempo foram consideradas as formas mais primitivas do grupo. O DNA mitocondrial de 35 espécies de artrópode, incluindo mosquitos, moscas, bichos-da-seda, abelhas, caranguejos e colêmbolos, foi comparado por Nardi e seus colaboradores. A árvore genealógica criada a partir desses dados mostrou que ao menos os colêmbolos pareciam ter se separado bem antes do ramo que deu origem aos crustáceos, se comparados com os demais insetos. Insetos teriam surgido diretamente a partir dos crustáceos, quando é difícil dizer, afirma Nardi. 'A separação deve ter acontecido em algum momento do Cambriano [entre 590 milhões e 505 milhões de anos atrás]', diz o biólogo. Para o pesquisador, a explicação para que seres tão distantes tenham se tornado tão parecidos pode estar na chamada evolução convergente, na qual origens diferentes geram resultados semelhantes na adaptação a um mesmo ambiente. É o caso da cutícula de ambos, adaptada ao ambiente terrestre', afirma Nardi. (Fonte: Folha de S. Paulo - 25/03/2003)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

L

 

 

 

LAGARTO: A espécie Lepidodactylus lugubris se reproduz sem macho, as filhas são clones geneticamente idênticos as suas mães.

 

 

 

LESMA: A lesma possui 4 narizes.

 

 

 

LOBOS: Uivam à lua cheia, já que o clarão do luar é uma ótima condição para localizarem suas presas em dia de caça.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

M

 

 

 

MACACO MENOR DO MUNDO: O sagüi-leãozinho, é do tamanho de uma escova de dentes, pesa 130 gramas. Encontrado no Amazonas, é tão pequeno que alguns índios o deixam-no em seus cabelos para que cate piolhos e outros pequenos bichos.

 

 

 

MAIORES TARTARUGAS: As Tartarugas Gigantes das ilhas Galápagos estão entre as tartarugas maiores.  Elas pesam até 226 kg e tem uma carapaça que mede aproximadamente 1,2 metros.

 

 

 

MAIOR VARIEDADE BIOLÓGICA DO PLANETA: Está no Brasil.

 

 

 

MAMÍFERO MAIOR DO MUNDO: Maior mamífero é a Baleia Azul (Balaenoptera  sp.).  As baleias azuis são  os  maiores  animais  da  Terra,  podendo chegar  ao  peso de 145 a 160 toneladas.

 

 

 

MAMÍFERO MENOR DO MUNDO: O Menor  mamífero é o Musaranho pigmeu (Suncus etruscus ). O musaranho pigmeu tem apenas 52 mm de comprimento e uma cauda de 30 mm. É sem dúvida, o menor de todos os mamíferos.

 

 

 

MAMÍFEROS NO BRASIL: Das 483 espécies de mamíferos existentes no Brasil, 324 vivem na Floresta Amazônica (67%). Das 141 espécies de morcegos, 125 voam por lá.

 

 

 

MAMÍFEROS QUE BOTAM OVOS :  O  Ornitorrinco (Ornithorhynchus anatinus) e o (Équidna Tachyglossus aculeatus). Cinco espécies de équidnas também da Austrália e da Nova Guiné fazem parte dos Seis das 4.237 espécies de mamíferos que põem ovos.

 

 

 

MAMÍFEROS QUE VOAM:  Os únicos mamíferos que voam são os Morcegos.

 

 

 

MARIPOSA GIGANTE: Existe uma mariposa gigante que pode medir 30 centímetros.

 

 

 

MERGULHADOR MAIS RÁPIDO (PÁSSARO): O pássaro mergulhador mais rápido é o Falcão Peregrino. Ele se encontra na América do Norte e América do Sul, Austrália e África. Pode mergulhar pelo ar a 281 km por hora. Isso é mais rápido que qualquer outro pássaro pode mergulhar.

 

 

 

MERGULHO MAIS FUNDO: O animal que mergulha mais fundo é o Elefante marinho. Segundo os cientistas ele é o campeão de mergulho. Eles são encontrados na costa

 

 

 

da Califórnia, México e América do Sul. Podem mergulhar até 1220 mt. em  busca  de  comida no fundo dos oceanos. Leva somente 17 min. para este animal notável alcançar esta profundidade.

 

 

 

MINHOCAS TEM ATÉ 30 CORAÇÕES (15 PARES): Segundo o biólogo Gilberto Righi (USP), existem minhocas com até 15 pares de corações e 3 metros de comprimento, (Fonte: Revista Super Interessante 09/1996). Perfurando seus caminhos em busca de alimento elas são excelentes para o solo, pois o deixam mais arejado além de produzirem o húmus, uma espécie de adubo. Elas possuem 4 narizes.

 

 

 

MOLUSCOS: Existem mais de 125 mil espécies de moluscos. São animais de corpo mole com conchas protetoras, formadas de carbonato de cálcio que é extraído do oceano além dos elementos orgânicos, que são produzidos pelo próprio animal.

 

 

 

MORCEGO: Quase cego por morar em cavernas, ele usa seu radar para se deslocar com muita habilidade.

 

 

 

MOSCA: Os olhos compostos da mosca são formados por cerca de 400 facetas hexagonais. Sua vida média é 30 dias.

 

 

 

MOSQUITOS SÃO ATRAÍDOS MAIS PELO AZUL: São atraídos duas vezes mais pelo azul do que por qualquer outra cor.

 

 

 

MULA: A mula é resultado do cruzamento de um burro e uma égua.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O

 

 

 

O OXIDÊNIO QUE RESPIRAMOS, (DE ONDE VEM?): Da Amazônia(o pulmão da humanidade)?. NÃO. Se somarmos o oxigênio por toda a população de algas dos oceanos teremos mais gás que o pelas matas terrestres. As algas passam o gás para o ar porque quando  há  gás demais na água ele passa para a atmosfera. Portanto o grande pulmão do mundo não e formado pelas florestas e sim pelos oceanos.

 

 

 

OLHO MAIOR: É o da Lula Gigante. Apesar do tamanho da baleia azul, seus olhos são só de 10 cm. A lula gigante possui recorde para o maior olho - 38 cm.

 

 

 

ORNITORRINCO: Mamífero com bico e que pões ovos, mas apresenta pelos e glândulas mamárias.

 

 

 

OVOS, RECORD DE POSTURA (80.000 OVOS POR DIA): Ë a quantidade que uma Rainha de cupim (espécie encontrada na África) consegue ovipor.

 

 

 

OVOS (VESPA PÕE OVOS DENTRO DE LARVAS DE OUTROS INSETOS): A espécie Ichneumonídea é uma vespa parasita, que coloca seus ovos dentro das larvas de outros insetos. As larvas dela devoram o corpo do seu hospedeiro enquanto se desenvolvem. A fêmea desta espécie atravessa o córtex de vegetais com seu longo ovipositor, depositando os ovos na larva  da vespa da madeira (Uocerus gigus).

 

 

 

 

 

P

 

 

 

PAPAGAIO: Apresentam uma excepcional capacidade de se comunicar através da fala.

 

 

 

PASSAROS VOAM COM FORMAÇÃO EM "V" (Por que ?):  A  formação  em V ajuda os pássaros a economizar energia. Aqueles que vão à frente reduzem a resistência do ar para os outros. Quando o líder se cansa, ele é substituído por outro mais descansado.

 

 

 

PAVÃO MACHO: Possui  cerca de 200 penas longas e coloridas na cauda.

 

 

 

PEIXE: O peixe em geral, tem seus machos mais coloridos que as fêmeas e quando querem conquistá-las fazem danças muito bonitas com vários movimentos.

 

 

 

PEIXE BOI: O peixe-boi tem o peso de sete mergulhadores.

 

 

 

PEIXE ELÉTRICO: Sua descarga elétrica pode chegar a 600 Volts.

 

 

 

PEIXE MAIOR (DE ÁGUA DOCE):  É o pirarucu  o maior peixe de água doce do mundo, podendo atingir até 3 metros de comprimento. Em geral, tem cerca de 2 metros, que é maior que a estatura média de um homem adulto e chega a pesar até 200kg.

 

 

 

PEIXE MAIOR DO MUNDO: É o Tubarão-baleia (Rhincodon typus), que  pode  alcançar  um  comprimento  de  15  metros.

 

 

 

PEIXE MENOR: O Menor peixe do mundo é o Pandanka pygmanga, que vive nas Filipinas e quando adulto mede apenas 1 cm.

 

 

 

PEIXES: Existem mais de 25.000 espécies de peixes diferentes em todo o mundo.

 

 

 

PEPINO DO MAR: Para se desvencilhar de seus predadores é capaz de soltar seu tubo digestivo na água e fugir.

 

 

 

PERERECAS: Elas apresentam nas pontas de seus dedos ventosas adesivas que lhes permitem subir em árvores.

 

 

 

PERNILONGO: O pernilongo macho vive de néctar ou seivas vegetais. São as fêmeas que sugam o sangue dos mamíferos, aves e anfíbios para depois produzirem os ovos.

 

 

 

PESADA (COBRA MAIS PESADA): É a Sucuri a mais pesada de todas as cobras. Alguns cientistas dizem que também é o mais longo dos animais (é a sucuri que mora na América do Sul). A maioria das sucuris cresce aproximadamente 7,6 metros. Mas a maior encontrada tinha 11,2 metros e pesava 453 kg. Por ser muito pesada, a sucurí fica muito tempo na água que é onde pode aliviar seu grande peso.

 

 

 

PICADA DE BORRACHUDOS: O repasto (picada) parece acontecer somente depois da cópula, sendo somente a fêmea hematófaga. Eles transmitem a Oncocercose.

 

 

 

PICA-PAU: Ele pode dar até cem bicadas por minuto numa árvore.

 

 

 

PICA-PAU 2 (Ele não fica com dor de cabeça de tanto bicar as árvores?): Não, ele nunca vai precisar de analgésicos. A cabeça do pica-pau tem pequenas bolsas de ar que amortecem as batidas no crânio.

 

 

 

PIOLHOS DE LIVROS: Os Psocoptera ou Corrodentia, são erroneamente chamados de piolho-de-livros, pois não são parasitos, nem tão pouco se parecem com piolhos. As espécies encontradas dentro de residências, raramente se apresentam em grande número. Alimentam-se de fungos, cereais, pólen e fragmentos de insetos mortos.

 

 

 

PIOLHOS (NÃO GOSTAM DE CABELOS CRESPOS): Os piolhos fixam-se melhor nos cabelos lisos. Desta forma, pessoas com cabelo crespo têm menor probabilidade de pegar piolhos.

 

 

 

POLVO: Ele pode medir de ponta a ponta, 30 metros. Possui uma bolsa que contém tinta e lhe serve de defesa. Atacado, ele lança esse líquido, que enegrece a água ao seu redor.

 

 

 

POLVOS: São animais muito inteligentes capazes inclusive de distinguir objetos pela forma e assim escapam das mais perigosas armadilhas com seu sifão propulsor.

 

 

 

POMBOS (SÍMBOLO DA PAZ?): Considerados como símbolo da paz e alimentados por milhares de pessoas, poucos sabem do perigo à saúde pública que estes animais significam.  Suas fezes podem conter fungos e outros microrganismos causadores de doenças graves como a Criptococose, Psitacose e Salmonelose.

 

 

 

PORCO ESPINHO: Tem uma armadura de cerca de 32.000 curtos espinhos, sob seu pêlo brilhante, que se eriçam quando ele é atacado. É um excelente nadador porque os espinhos ajudam-no a flutuar.

 

 

 

PRIMATA MAIOR DAS AMÉRICAS: O maior primata das Américas, endêmico da Mata Atlântica é o Muriqui. A cabeça é redonda, o corpo é pesado, os membros são longos e esbeltos; o rabo é mais longo que o corpo, desnudo em baixo perto da ponta, e preênsil.

 

 

 

PRIMATA MAIOR DO MUNDO: É o gorila das montanhas (Gorilla gorilla), chega a medir 1,7 m de altura e pode pesar 230 Kg, ele vive nas montanhas de Uganda e Tanzânia.

 

 

 

PRIMATAS BRASILEIROS: Das 75 espécies de primatas que vivem no Brasil, 58 saltam pelos galhos da Floresta Amazônica. Um dos mais conhecidos, o macaco-barrigudo, é usado como mascote por índios e caboclos ribeirinhos.

 

 

 

PULO MAIS ALTO: O animal que pula mais alto é a Pulga. Ela é um dos maiores atletas da natureza. Este inseto pode saltar mais de trezentas vezes a altura do seu próprio corpo. Se você pudesse fazer isso, você poderia saltar do início ao fim de um campo de futebol americano em um único pulo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Q

 

 

 

QUELÔNIO MAIOR DA ÁGUA DOCE: O maior  quelônio  de  água  doce é a tartaruga-da-amazônia. Uma grande mede até 1,5 metro de comprimento e 60 cm de largura, podendo pesar até 60 Kg. Sua média de vida é acima de 100 anos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

R

 

 

 

RÁPIDO (MAMÍFERO MAIS RÁPIDO DO MUNDO): É o Guepardo. O felino corre até 110 km/hora. Mas, ele só consegue correr esta velocidade em distâncias curtas, de até 400 metros.

 

 

 

RÁPIDO (PEIXE MAIS RÁPIDO): O peixe que nada mais rápido é o Agulhão-vela (Istiophorus platypterus). Este peixe segura o recorde do nadador mais veloz. Alcança uma velocidade de 115 km por hora.

 

 

 

RÃS: Algumas apresentam um veneno tão poderoso que pode matar um ser humano em poucos minutos. Este veneno é usado por caçadores nas pontas de dardos.

 

 

 

RÉPTEIS (OS PRIMEIROS RÉPTEIS): Datam de aproximadamente 300 milhões de anos atrás. Existem cerca de 6.000 espécies. Eles estão melhor adaptados em terra seca que  os anfíbios.

 

 

 

ROEDOR FABRICA ESPERMATOZÓIDE DE PORCO: Primeiro o cientista castra o  camundongo. Depois implanta, sob sua pele, um pedaço de testículo extraído de cabrito recém-nascido após algumas semanas. Pode parecer uma travessura noturna do Sr. Hyde no laboratório do Dr. Jekyll, mas é só uma pesquisa pioneira, que pode abrir horizontes notadamente de infertilidade em homens  submetidos aos agressivos tratamentos contra o câncer. Combater um tumor hoje em dia não é brincadeira. Os atuais métodos de combate à doença são muito debilitantes, e muitas vezes a quimioterapia e a radioterapia levam um paciente à esterilidade. Isso pode ocorrer independentemente de  onde  as  células  cancerosas estejam localizadas. Fertilidade preservada: em geral, quando um paciente será submetido a um tratamento antitumor, é possível manter sua chance  de  ser  pai  biológico  com a extração de amostras de sêmen e sua preservação criogênica. "Isso é o que é feito atualmente", afirma Nilson Donadio, da  Faculdade de Ciências  Médicas  da  Santa  Casa  de São Paulo. Entretanto, quando se trata de um tumor infantil, é possível que o menino ainda não produza espermatozóides. "Para esses casos, atualmente, a   possibilidade   de   esse  menino vir a ser pai no futuro é praticamente nula", afirma Agnaldo Cedenho, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). A nova  pesquisa,   na   edição   de  hoje  da  revista britânica "Nature" (www.nature.com), parece oferecer um caminho para resolver a questão. Ela parte da premissa de que é possível extrair um pedaço de testículo, o maquinário responsável pela produção de espermatozóides, e implantá-lo em um outro animal. Lá, ele amadureceria e se tornaria um órgão funcional, constituindo uma fonte quase inesgotável de espermatozóides com o DNA do paciente prestes a se tornar estéril.

 

 

 

Os cientistas da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, testaram essa hipótese  implantando  pedaços de testículo de camundongos, porcos e bodes sob a pele de outros camundongos. Descobriram, ao dissecar o animal da  implantação,  que  o  tecido  alienígena  se  desenvolvera  a  ponto  de produzir algumas semanas depois espermatozóides funcionais. Foi surpreendente para nós que os hormônios de camundongo  fossem  perfeitamente  capazes  de sustentar a espermatogênese [processo pelo qual se formam os espermatozóides] de porcos e bodes", disse à Folha  Ina  Dobrinski,  uma  das  autoras  do  estudo. Caso a técnica funcione para humanos, poderia tornar-se uma esperança para meninos afetados pelas terapias anticâncer. A  direção  mais simples seria, em princípio, retirar uma amostra do testículo do paciente, realizar toda a quimioterapia e radioterapia necessária e então reimplantar o tecido no paciente.  Não   é   incomum   a   reincidência  de  tumores, o que voltaria a ameaçar a fertilidade do paciente. O uso de animais como "fábricas" de espermatozóides seria uma solução definitiva.  Mas  é  cedo sequer para dizer que ela funciona, quanto mais para aplicá-la. Deixe-me enfatizar que não fizemos esse trabalho em humanos, então tudo é no máximo extrapolação,  agora", diz Dobrinski. "Isso tudo é experimental",  concorda  Cedenho. "Mas  o  caminho à frente vai nessa direção." Desafios éticos e médicos:  Por mais que o impedimento  de  ser  pai  seja  frustrante  para   qualquer  um,  a  técnica pode cobrar um preço muito alto pela manutenção da esperança. "Como com todas as técnicas que envolvem  tecido  reprodutivo   humano  e  transplantes  entre espécies, há questões éticas que precisam ser respondidas", diz Dobrinski. Além do simples fato de que muitos podem   não   gostar  da idéia de inseminar a mulher com espermatozóide geneticamente humano, mas fabricado no interior de um camundongo, há diversas questões médicas que  precisam ser respondidas. É preciso muito cuidado com isso", diz Cedenho. "Viroses que num animal não causam mal nenhum  podem se tornar mortais se  transferidas a humanos", afirma, relembrando alguns dos perigos da mistura de tecidos humanos e animais.  Ele  aponta,   por   exemplo, que a versão símia do vírus da Aids pouco faz aos chimpanzés, mas, depois de transferida a humanos, se revelou letal. Dobrinski concorda: "Obviamente,  antes  que  essa técnica possa ser aplicada a humanos, muitas questões de segurança terão de ser tratadas  em   estudos  animais cuidadosamente conduzidos". Mesmo fora das fronteiras humanas, a pesquisa é promissora. Dobrinski acredita que o método pode   ajudar   a   preservar  espécies  ameaçadas  de extinção. Mas, acima de tudo, ela acredita em elucidar muitas das dúvidas dos biólogos sobre os processos de formação  de  células  germinativas. Eu acho que, apesar das implicações da preservação da fertilidade em humanos e espécies ameaçadas, a técnica terá seu uso imediato maior para  o  estudo  da  espermatogênese  em  diferentes espécies e como uma ferramenta para avaliar os efeitos de substâncias  farmacêuticas ou tóxicas em fertilidade masculina." (Fonte: Folha de S. Paulo - SALVADOR NOGUEIRA - 16/08/2002)

 

 

 

ROEDOR MAIOR: O maior  roedor, a Capivara (Hydrochoerus  hydrochoeris), mede quando  adulto  1,0  à 1,30 m  de  comprimento  e 0,50m  de  altura.

 

 

 

ROEDORES (DENTES DOS ROEDORES): Crescem sem parar, porisso necessitam roer constantemente para desgastá-los.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

S

 

 

 

 

 

SAPOS BRASILEIROS: O Brasil tem a maior variedade de sapos do mundo. Grande parte deles na Floresta Amazônica. O cururu mede 30 centímetros (quatro vezes mais o tamanho de um canário) e pesa mais de 1 quilo.

 

 

 

SE NÃO HOUVER MACHO: Algumas espécies de baratas podem se reproduzir partenogenéticamente, ou seja, sem a intervenção do macho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

T

 

 

 

 

 

TARTARUGA (LONGEVIDADE): A tartaruga Gigante das ilhas Galápagos vive mais que 150 anos. Isto é o tempo de vida mais longo que qualquer outro animal com coluna vertebral. A da espécie Marion, das ilhas Seychelles também chega a viver mais de 150 anos.

 

 

 

TARTARUGA MAIOR: É a Tartaruga marinha (Dermochelys  choriacea). Também  conhecida  como  Tartaruga  de  couro.  Pode exceder os 2 metros e pesar até 600 kilogramas.

 

 

 

TATÚ MAIOR: O Maior Tatu do Mundo é o Tatu Canastra (Priodontes giganteus). Ele pode medir 1 m. de comprimento, com mais de 50 cm. de cauda, e pesa 60 kilos.

 

 

 

TRANSPARENTES (ASAS): Algumas borboletas possuem asas transparentes.

 

 

 

TROCA DE SEXO: A fêmea de um peixe chamado Antías, consegue trocar de sexo em uma semana e assumir as funções do macho (Reportagem veiculada no Fantástico: 08/06/2003).

 

 

 

TUBARÕES: Os estudiosos acreditam que os primeiros tubarões surgiram há mais ou menos 300 milhões de anos atrás.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

V

 

 

 

VAGA-LUME: Ele brilha graças a oxidação de uma substâncias combustível produzida pelo próprio animal e que se chama luciferina.

 

 

 

VENENOSO (ANIMAL MAIS VENENOSO DO MUNDO): É a Vespa-do-mar (Chironex fleckeri), uma espécie de medusa que vive nas águas do pacífico. Suas toxinas penetram na pele, caem na circulação sanguínea e chegam ao coração e ao pulmão paralisando os batimentos e a respiração em cinco minutos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Z

 

 

 

ZEBRAS (As listras das zebras são sempre iguais?): Não. Cada zebra tem um desenho diferente, como acontece com nossas impressões digitais.

 

 

Grupo ASA SP: 11-96424.9997Bill AndersenEspecialista em Pragas UrbanasTreinamentos e Assessoria em Controle de Pragas

 

ⓑⓘⓛⓛ  ⓐⓝⓓⓔⓡⓢⓔⓝ